Remarketing: a arte de transformar visitantes em clientes

Está a deixar os visitantes do site escapar? Isso tem de mudar! Com a possibilidade de usar as novas tecnologias para potenciar estratégias de marketing digital com anúncios de remarketing, não há motivo para perder uma única venda.

 

Mas o que é remarketing?

 

É uma estratégia de marketing digital – associada frequentemente à plataforma Google Ads – que tem por objetivo exibir anúncios personalizados a utilizadores que tenham visitado um site anteriormente e manifestado interesse por determinado produto ou serviço.

Como o nome indica, é uma forma de “voltar a fazer marketing” que permite a recuperação de relacionamentos com os visitantes dos sites que não concluíram determinada ação. Por exemplo, colocaram um produto no carrinho, mas depois desistiram da compra.

 

Para que serve?

 

Serve para assegurar segundas chances na Internet, transformando cliques esquecidos em histórias de sucesso! Por outras palavras, o remarketing serve para exibir anúncios em jeito de lembretes, capazes de reconquistar utilizadores, aumentar a lembrança da marca e incentivar a conversão e consequentemente, a venda.

Sabia que…

Apenas 3% dos visitantes de uma loja online efetuam uma compra na primeira visita?

 

Como funciona?

 

Basicamente, colocando à frente do utilizador um anúncio personalizado a respeito do produto/serviço que ele visionou recentemente em determinado site, durante um período específico. Assim, mesmo que o utilizador queira esquecer o produto ou serviço que lhe despertou a atenção, não consegue… porque o anúncio de remarketing está sempre a recordá-lo!

Agora, em termos práticos, esta ferramenta funciona através do rastreamento da atividade online dos utilizadores, ou seja, colocando cookies nos seus navegadores (arquivos que armazenam a informação sobre a atividade online a quem dá consentimento), que permitem que a plataforma de anúncios os identifique quando visitam outros sites. Isso é feito com a veiculação de uma tag inserida no código dos arquivos: depois, quando o utilizador visita outros sites (que nem sequer estão relacionados com o primeiro), o Google identifica o cookie e mostra-lhe o anúncio da campanha em causa, sobre o serviço ou produto que esteve a ver.

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Porque deve investir na reconquista de visitantes do site?

 

Antes de tomar nota dos motivos pelos quais deve investir na reconquista de visitantes, faça o favor de imaginar o seu site como uma pista de dança virtual de onde muitas pessoas saem antes do DJ começar a pôr a música. Terrível, não? Pois é praticamente isso que acontece em sites que não conseguem transformar os visitantes em “dançarinos”. Portanto, investir em remarketing é fundamental por vários motivos. Entre eles:

 

  • Para aproveitar oportunidades perdidas, envolvendo de novo visitantes do site que já demonstraram interesse no seu produto ou serviço.
  • Para reavivar a memória dos utilizadores e manter a marca em destaque, o que é fundamental para a tomada de decisão de compra.
  • Para aumentar as conversões, direcionando os anúncios personalizados para utilizadores que já demonstraram interesse nos seus produtos ou serviços.
  • Para segmentar o público de forma eficaz, com base no comportamento habitual ou noutro fator, tornando as campanhas (ainda) mais relevantes.
  • Para criar relacionamentos duradouros com os consumidores.
  • Para obter alto retorno sobre o investimento em publicidade paga, já que o remarketing tem um sistema de preços com excelente relação custo-benefício.

 

Sabia que…

Apenas 45% dos utilizadores móveis consideram os anúncios mais irritantes do que informativos (Digital Marketing Software Market Analysis por Grand View Research)?

 

Onde aparecem os anúncios de remarketing?

 

Em sites de parceiros, blogs, redes sociais, aplicativos móveis e até mesmo nos resultados de pesquisa.  Os anúncios aparecem quando os utilizadores visitam outros sites, e têm por missão chamar-lhes a atenção e incentivar a regressar ao site da marca onde estiveram anteriormente.

Por exemplo, imagine que visitou uma loja online de roupa, onde pesquisou por determinado tipo de camisa, mas saiu sem fazer a compra. Posteriormente, ao navegar por outros sites ou redes sociais na Internet, vai-se deparar com anúncios sobre essa camisa e outros produtos da marca, visualizados anteriormente.

 

Sabia que…

Vários estudos revelam que a taxa de carrinhos de compras abandonados nas lojas online é de cerca de 75%?

 

Quais são as principais formas de fazer remarketing?

 

As principais formas de reconquistar seu público-alvo com mensagens irresistíveis, são:

 

  • Rede de display

Anúncios exibidos em banners ou noutros formatos visuais em sites de parceiros da rede de display Google Ads, entre outras plataformas.

 

  • Rede de pesquisa

Anúncios exibidos nos resultados de pesquisa para os utilizadores que já visitaram o site anteriormente.

 

  • Redes sociais

Anúncios personalizados exibidos no Facebook, Instagram, TikTok e LinkedIn, entre outras redes sociais.

 

A par, e dependendo da estratégia de Marketing Digital da sua empresa, também pode fazer:

 

  • Remarketing dinâmico para exibir produtos específicos com base nas interações anteriores do utilizador.
  • Remarketing por e-mail em campanhas de email marketing personalizadas.
  • Remarketing de vídeo em plataformas de vídeo, como YouTube.
  • Remarketing em aplicativos móveis para alcançar utilizadores que fizeram download da sua app, mas que não a estão a utilizar.

 

Como avaliar o desempenho das campanhas?

 

Para avaliar o desempenho das campanhas de remarketing e otimizar resultados, precisa de usar algumas métricas de marketing digital essenciais, como:

 

  • Taxa de Cliques para ver a percentagem de utilizadores que clica nos anúncios.
  • Taxa de Rejeição para ver a percentagem de utilizadores que abandona o site após clicar no anúncio.
  • Taxa de Conversão para perceber qual foi a proporção de visitantes que realizou a ação desejada (por exemplo, a compra) depois de ver o anúncio.
  • Custo por Clique e Custo por Aquisição para avaliar o custo associado a cada clique ou conversão e gerir de forma eficiente as despesas com publicidade online.
  • Retorno sobre Investimento ou ROI para calcular a eficácia da campanha, considerando os ganhos em relação aos custos.

Não sabe analisar estas métricas de marketing digital? Sabemos nós! Entre em contacto com a Addigital e deixe do lado dos especialistas em Ads a análise do comportamento do utilizador, dos anúncios online e das plataformas que geram mais interações.

Com ou sem um parceiro a ajudá-lo a reconquistar visitantes do site, o importante é investir em remarketing para não perder nem mais um cliente. Portanto, a pista está iluminada, o palco está montado e sua história de sucesso na publicidade online pode começar!