Rede de Pesquisa Google: o que é e quais as vantagens?

Quando falamos de publicidade e vendas online inevitavelmente temos de falar da Google e da sua famosa plataforma de publicidade, o Google Ads (antigo Google Adwords).

O Google Ads é a mais antiga plataforma de publicidade digital do mundo, e consequentemente a primeira que apareceu no mercado. Desde a sua criação o seu crescimento tem sido exponencial e, nos dias de hoje, cada vez ganha mais adeptos.

A plataforma foi criada e desenha a pensar nos profissionais de marketing, e dessa forma, percebemos a complexidade que é escolher e criar as melhores campanhas. Especialmente quando não temos experiência na área pode parecer confuso entender cada campanha e, assim, acabar por desperdiçar dinheiro.

Mas afinal, que tipos de anúncios existem? Como posso utilizar o Google Ads para aumentar a visibilidade e/ou as vendas da minha empresa?

Dentro do Google Ads podemos encontrar ao nosso dispor vários tipos e formatos de publicidade, tais como a Rede de Pesquisa, Rede Display, Youtube, Google Shopping, promover aplicações, entre outras opções. Cada uma tem o seu propósito e configurações distintas.

Parece confuso? Por isso é que aqui estamos!

O tema que vamos abordar neste artigo, apesar da imensa informação que existe, ainda gera alguma confusão. Assim, decidimos detalhar e explicar com mais pormenor o que é a Rede de Pesquisa.

Então, vamos lá por a mão na massa!

Rede de Pesquisa Google: o que é?

 A Rede de Pesquisa é o grupo de websites ou aplicações que são exibidos quando uma pesquisa é feita por um utilizador na barra de pesquisa do Google. Estes podem ser sites da rede Google ou sites que fazem parceria com a Google para exibir anúncios. Quando um cliente opta por anunciar nesta rede, os seus anúncios aparecerão nos resultados de pesquisa, quando uma palavra-chave for pesquisada

 

rede-de-pesquisa

 

O espaço delineado a vermelho corresponde aos resultados de pesquisa pagos, os conhecidos links patrocinados. Já o espaço delineado a verde são os resultados orgânicos. Assim sendo, quando uma empresa escolhe por anunciar na rede de pesquisa da Google, estes são os lugares reservados para os seus anúncios, sempre que as palavras-chaves escolhidas forem procuradas.

O tipo de anúncio mais comum é o anúncio de texto e pode ser apresentado em 3 sítios diferentes:

  • No topo dos resultados de pesquisa do Google;
  • Noutros websites da Google
  • Websites parceiros da Google

Rede de Pesquisa Google: Vantagens

Sendo uma das formas mais populares de anunciar online, a rede de pesquisa da Google ajuda os anunciantes a alcançar potenciais clientes no preciso momento em que estes estão à procura por produtos ou serviços que a sua empresa oferece.

Desta forma, ao mostrar um anúncio a um utilizador que já está ativamente à procura de alguma coisa, e já demonstrou intenção de compra, a probabilidade de este converter é muito maior.

Interessante, não é? Mas há mais!

A rede de pesquisa é capaz de gerar inúmeras vendas, visitas ao site e leads (contactos), levando até si visitantes qualificados num estado mais avançado do funil de vendas. Assim sendo, ao utilizar este método de anúncios online está a atrair pessoas com maior probabilidade de comprar ou entrar em contacto com a sua empresa e, assim, aumentar a sua carteira de clientes e o seu volume de negócio a curto prazo.

Tendo isto em conta, é fundamental que o texto do anúncio tenha uma correspondência direta com as palavras-chave que foram pesquisadas pelo utilizador. Isto se quiser obter um bom posicionamento e consequentemente bons resultados.

Mas as vantagens de utilizar a rede de pesquisa da Google não ficam por aqui. Para ter uma perceção do seu potencial deixamos mais algumas dicas das vantagens de utilizar este formato de anúncio:

  1. Segmentação: A segmentação desempenha um papel fundamental no sucesso de uma campanha de marketing. O segredo não é mostrar anúncios a uma audiência grande, mas sim à audiência certa, no sítio certo no momento certo. E é aqui que o Google Ads se destaca. Ao configurarmos os nossos anúncios, para além de podermos segmentar por palavras-chave, podemos segmentar por localização geográfica, dados demográficos, dispositivos, dias, horas e público-alvo. Assim, se tivermos real noção de quem é o nosso público, somente mostraremos os nossos anúncios a quem realmente vai comprar os nossos produtos ou serviços. Ou seja, aumentamos a taxa de conversão e poupamos dinheiro no processo.
  1. Otimização de campanhas em tempo real: Ao contrário dos meios de publicidade tradicionais, o controlo de desempenho dos anúncios na Google, neste caso a rede de pesquisa, pode ser feito diariamente. Isto permite uma fácil otimização do desempenho dos anúncios, corrigindo o que não está a funcionar e potenciar o que está a dar resultados. Seja uma palavra-chave, texto de anúncios, melhorar o CTA (cal to action), etc, a otimização em tempo real das campanhas pode fazer a diferença no resultado final.
  2. Controlo do investimento: Poder controlar o dinheiro que queremos investir é uma das principais vantagens dos anúncios no Google Ads, pois é possível escolher o limite diário de investimento e alterar quando considerarmos adequado. Quando anunciamos os nossos produtos ou serviços na rede de pesquisa temos a vantagem de sermos nós a decidir quanto queremos investir e durante quanto tempo. Através desta plataforma a gestão do orçamento é bastante eficiente, afinal só irá pagar quando um utilizador clicar no seu anúncio. Fantástico, não é?

Agora que chegamos ao fim espero que este artigo tenha ajudado a perceber os principais benefícios e a importância que anunciar na rede de pesquisa da Google tem para o seu negócio.

Perceber como funciona não é difícil, mas construir uma campanha capaz de converter ao ponto de gerar resultados que combinem com os objetivos de cada negócio é certamente bem mais complexo do que parece.

Ficou alguma dúvida que gostavas de ver esclarecida? Contacta-nos teremos todo o gosto em ajudar.