Como aumentar a visibilidade da sua empresa com SEO local

A sua empresa é a joia da vizinhança, mas está longe de ser a estrela dos resultados de pesquisa? Isso porque ainda não está a usar SEO local para brilhar no mapa digital e transformar cliques em clientes!

 Com os consumidores modernos a recorrerem à Internet para pesquisarem por mais informações sobre produtos e serviços, antes de efetuarem uma compra, otimizar com SEO local é fundamental para qualquer negócio que queira chegar ao topo do Google. Perceba porquê!

 

O que é SEO local?

 

SEO (Search Engine Optimization) local é um conjunto de estratégias para otimização para motores de busca que tem por objetivo aumentar a visibilidade de empresas locais em pesquisas online, especialmente em consultas relacionadas com uma região específica.

Trata-se de um método particularmente eficiente para pequenos negócios, na medida em permite melhorar o posicionamento e notoriedade na Internet e em consequência, atrair novos clientes e aumentar as vendas.

 

Exemplo de SEO local

Quando a fome aperta, qualquer utilizador que esteja numa zona que desconhece, é capaz de pegar no smartphone e pesquisar no Google por um bom restaurante perto de si ou fazer uma pesquisa genérica, usando “restaurantes em Évora”, por exemplo.

Ora, se tiver um restaurante nessa zona e os seus conteúdos otimizados com SEO local, é bem provável que consiga conquistar mais um cliente!

 

Sabia que…

46% de todas as pesquisas do Google procuram informações locais (GoGulf)?

 

Qual é a importância do SEO local para a sua empresa?

 

O SEO local é importante para tirar a poeira de cima de qualquer mapa digital e transformar um “onde fica” num “aqui está”.

 

  • Aumenta a visibilidade online da sua empresa em pesquisas locais.
  • Atrai mais potenciais clientes da sua região.
  • Melhora a competitividade no mercado de atuação.
  • Resulta num aumento de visitas e vendas.

 

Sabia que…

72% dos consumidores que fizeram uma pesquisa local visitaram uma loja num raio de 8 km (HubSpot Marketing Statistics)?

 

Mas como é que os motores de busca classificam resultados locais?

Com a ajuda de algoritmos misteriosos que decidem quem brilha no palco digital da sua região… e quem fica nos bastidores! E essa decisão assenta em vários fatores, nomeadamente:

 

  • Relevância

Correspondência entre a pesquisa do utilizador e as informações presentes nos perfis das empresas.

 

  • Distância

Proximidade física entre a localização do utilizador que pesquisa e a localização da empresa.

 

  • Reputação

Influenciada por avaliações positivas de clientes que melhoram as posições nos resultados de pesquisa.

 

  • Google My Business

Um perfil completo no Google My Business é essencial para merecer a atenção dos algoritmos do Google.

 

  • Backlinks locais

Backlinks de outras fontes relevantes contribuem para a importância da empresa na comunidade.

 

  • Interação dos utilizadores

Cliques e partilhas, entre outras interações, também são fatores de ranqueamento em SEO local.

 

Sabia que…

97% das pessoas aprendem mais sobre uma empresa local online do que em qualquer outro meio (Tribunal SEO)?

 

Dicas práticas!

 

Se já está decidido a transformar a sua empresa na protagonista sempre em cena no palco digital da sua região, tome nota destas dicas práticas que farão o seu negócio brilhar nos resultados de pesquisa do Google… e os seus produtos ou serviços atraírem mais clientes numa área geográfica específica:

 

  1. Google My Business

Obrigatório! Se quer otimizar com SEO local, tem de abrir uma conta no Google My Business, um recurso gratuito do Google que lhe permite exibir uma série de informações úteis sobre o seu negócio.

 

  • Preencha todas as informações essenciais: morada, número de telefone, email, endereço do site, horário de funcionamento, categoria de negócio…
  • Coloque fotografias de qualidade da sua loja ou estabelecimento, equipa e/ou produtos/serviços oferecidos.
  • Incentive os seus clientes a deixar reviews ou avaliações positivas e responda atempadamente a todos os comentários para mostrar que valoriza o feedback recebido e, claro, para passar um sentimento de confiança aos outros utilizadores. Além disso, lembre-se que o Google dá prioridade a negócios com avaliações positivas.
  • Tendo budget disponível, aposte em anúncios pagos no Google My Business para trazer ainda mais utilizadores até à porta da sua loja ou estabelecimento.

 

Sabia que…

78% das pesquisas móveis baseadas em localização resultam numa compra offline (Tribunal SEO)?

 

  1. Palavras-chave relevantes
  • Identifique as palavras-chave locais mais relevantes para o seu negócio e inclua-as nos conteúdos do seu site e blog, focando-se em termos específicos relacionados com a sua área de atuação e localização, como “café em Vila Nova de Gaia” ou “melhores pastéis de nata em Lisboa”.
  • Se precisar de ajuda, recorra a ferramentas de pesquisa de palavras-chave gratuitas, como o Google Trends ou Planeador de Palavras-Chave do Google, para identificar as expressões mais populares no seu setor de atividade.

 

  1. Conteúdos de qualidade
  • Desenvolva conteúdos de qualidade que respondam aos interesses e necessidades da comunidade: textos, imagens e vídeos para o site, artigos para o blog, posts para redes sociais…
  • Coloque sempre informações e palavras-chave a respeito da localidade da sua empresa, incluindo nas tags e meta descrições dos conteúdos.

 

  1. Backlinks locais
  • Construa backlinks locais – links para outros sites de renome – através de parcerias com outras empresas locais. Para o Google, esses links são importantes porque indicam a relevância do seu negócio. Para a sua empresa, são fundamentais para gerar autoridade online e aumentar a visibilidade nos resultados de pesquisa!

 

  1. Otimização para equipamentos móveis
  • Certifique-se de que o seu site tem um design responsivo, ou seja, que se adapta automaticamente a todos os tamanhos de ecrã, garantindo uma boa legibilidade mesmo em equipamentos mais pequenos, como smartphones.
  • Considere a implementação de AMP (Accelerated Mobile Pages), páginas específicas que ajudam a melhorar a criação de conteúdo otimizado para dispositivos móveis através de uma arquitetura que prioriza a velocidade de carregamento.

 

  1. Monitorização e análise de desempenho
  • Utilize ferramentas como o Google Analytics para monitorizar o desempenho do site e compreender o comportamento dos visitantes locais.
  • Ajuste continuamente as suas estratégias de SEO local para melhorar o desempenho, com base nos dados analíticos.

 

Agora sim, está preparado para otimizar com SEO local e abrir as cortinas para uma nova era de visibilidade! Precisando de ajuda, já sabe que pode sempre entrar em contacto com a Addigital e pedir uma proposta sem compromisso.