Rede de Display: o que é e quais as vantagens?
Quando o assunto é Google Ads muitas dúvidas surgem, especialmente quanto ao tipo de campanha que devo escolher ou como é que realmente essas campanhas podem ajudar o meu negócio.
Se és uma dessas pessoas que tem dúvidas sobre este tema fica por aí que vamos explicar tudo o que é preciso saber sobre a rede de display da Google e como esta pode ajudar o teu negócio a dar o próximo passo.
👉🏻 Noutro artigo já explicamos o que é a rede de pesquisa da Google e quais as vantagens. A leitura faz sentido se estiveres à procura de entender mais este mundo do Google Ads e quais campanhas podem ajudar o teu negócio a faturar mais.
A publicidade por meio da rede de display pode desempenhar um papel importante na criação de uma campanha de marketing. Isto porque a sua rede tem o poder de alcançar mais de 90% dos utilizadores da internet em todo o mundo, fazendo a ligação do teu negócio a potenciais clientes.
Começas a perceber o poder que pode vir de uma campanha na rede de display da Google? Então vamos lá aprofundar.
Rede de Display Google: o que é?
Se és utilizador frequente do Google muito provavelmente já navegaste por muitos sites e blogs. Reparaste naqueles banners e anúncios gráficos relacionados com as tuas pesquisas? É isso mesmo, a Rede de Display. Esta rede é composta por milhões de sites parceiros do Google e pelos sites da própria marca: Youtube, Gmail e Blogger.
A rede display do Google é composta por milhões de sites que se associam e permitem receber publicidade paga nas suas páginas web. Assim, as marcas que desejam que os seus produtos ou serviços sejam divulgados nesses espaços precisam de desenvolver anúncios através de campanhas na rede display.
Perceber o que é pode até ser simples, mas entender as suas vantagens, como utilizar e como canalizar o dinheiro da melhor forma é bastante mais complexo.
Vamos lá então entender um pouco mais.
Rede de Display Google: Vantagens
Através deste formato de anúncios podemos posicionar os nossos produtos ou serviços em frente a milhares de utilizadores que navegam por determinados sites ou blogs, vídeos e canais de Youtube, entre outros locais. Isto permite-nos ter um alcance gigantesco para os nossos anúncios, o que fará que consigamos gerar reconhecimento de marca. Sendo uma boa forma de obter reconhecimento de marca, a rede de display tem muitas outras vantagens como o remarketing. Mas já lá vamos!
Antes é importante falar dos formatos de anúncios que podemos escolher. É importante entender as opções que a Google nos dá e que vantagens podemos tirar de cada uma delas.
As opções que dispomos não se resumem somente a banners nas laterais, no topo ou no rodapé das páginas web. Do texto ao vídeo, há uma panóplia de possibilidade no desenvolvimento de anúncios para a rede display.
Vamos lá ver cada uma das opções.
Anúncios de texto
Os anúncios de texto correspondem a banners compostos por um título e duas linhas de descrição. Normalmente aparecem posicionados nas laterais direitas das páginas.
Este formato é uma integração com a rede de pesquisa. Basicamente são os mesmos anúncios, mas adaptados para aparecerem na rede de display. Esta estratégia de integração de campanhas não é recomendada, mas isso é um tema para outro artigo.
Anúncios de Imagem
Este formato de anúncio é o mais conhecido e, consequentemente o mais utilizado. Podendo usar um elemento gráfico, como a imagem, há uma maior probabilidade de envolvimento do utilizador com o anúncio, elevando também a maiores chances de conversão. Outro aspeto positivo é o facto de o Google disponibilizar várias formas de criar anúncios gráficos: são eles os anúncios adaptáveis e anúncios carregados.
Os anúncios carregados oferecem a possibilidade de desenvolver vários banners de diferentes tamanhos e formatos, fora do Google Ads. Depois é só subi-los para a plataforma e publicá-los. Esta é uma excelente opção pois personaliza, e muito, o seu anúncio tornando-o mais relevante.
Caso não saiba os requisitos exigidos pela Google para o desenvolvimento dos banners, consulte aqui!
Por outro lado, os anúncios adaptáveis também são uma excelente opção. Se não tiver disponível um designer ou não queira gastar dinheiro num, o Google disponibiliza tudo o que é necessário para o desenvolvimento do anúncio. Só terá de escolher as imagens e logotipos que quer ver nos seus banners, adicionar títulos e descrições e publicar. É tudo muito simples e intuitivo.
Anúncios de Vídeo
A utilização de anúncio em formato de vídeo, através do Youtube, também são uma opção da rede display. Sendo o segundo maior motor de busca do mundo, não é difícil entender a capacidade de alcance que os seus anúncios podem ter.
O vídeo é um formato que está a crescer cada vez mais em popularidade em relação aos anúncios estáticos, pois disponibiliza conteúdo de forma mais apelativa. Por isso, a utilização deste formato conduz a um maior envolvimento do utilizador com o anúncio e, consequentemente, maiores taxas de conversão.
Tipos de Segmentação
A rede de display oferece várias opções de segmentação e é importante percebe-las. Com uma rede de milhões de sites é fácil perder dinheiro neste tipo de campanha, se não percebermos bem as segmentações que temos ao nosso dispor e como usá-las.
Remarketing
Lembra-se da última vez que visitou um site para ver um determinado produto, o qual não comprou, e depois passa a ser perseguido constantemente por ele em todos os sites que visita, incluindo redes sociais? O Google não o anda a espiar, trata-se apenas de remarketing.
O remarketing acontece quando um utilizador visita uma determinada página de um produto e não realiza a compra. A partir desse momento o utilizador é marcado como um potencial consumidor e passa a ver anúncios na rede display relacionados com a sua pesquisa. Esta é uma técnica bastante recomendada para quem tem um site de e-commerce, pois, é altamente focado em conversão.
Segmentação por públicos
A segmentação desempenha um papel fundamental no sucesso de uma campanha de marketing. O segredo não é mostrar anúncios a uma audiência grande, mas sim à audiência certa.
No desenvolvimento das suas campanhas pode escolher para que público ou públicos quer que os seus anúncios apareçam. Isto ajudará, e muito, que os seus objetivos sejam alcançados, pois, só mostrará os seus banners à audiência que mais chance terá de comprar os seus produtos os serviços.
Para o sucesso das suas campanhas de display a segmentação desempenha um papel capital. Para que obtenha uma boa eficiência na impressão (CTR) dos seus anúncios, é fundamental somente mostrar os seus anúncios a quem realmente tem ou demonstrou interesse neles. E com a rede de display isso é possível.
Posicionamento em Sites Relacionados
Posicionar bem os seus anúncios em site relacionados é um ponto bastante importante na montagem das campanhas na rede display. Esta é uma excelente forma de segmentar, ainda mais, os seus anúncios. Nesta opção posicionará os seus anúncios em sites, canais ou vídeo no Youtube que considerar relacionado com o seu negócio.
Assim, posicionará os seus anúncios onde estes fazem mais sentido e evita mostrar publicidade a quem não a quer ver. Desta forma, poupa dinheiro e aumenta a sua probabilidade de conversão.
A rede de display é rica em possibilidades capazes de ajudar a aumentar a conversão dos seus anúncios, dando-lhe a possibilidade de atingir o público certo, no sítio certo no momento certo. Desta forma, alcançará uma audiência mais qualificada e mais propensa a converter.
Agora que chegamos ao fim espero que este artigo te tenha ajudado a perceber os principais benefícios e a importância que anunciar na rede de display da Google pode ter para o seu negócio.
Ficou alguma dúvida que gostavas de ver esclarecida? Contacta-nos e teremos todo o gosto em ajudar.