Como criar um funil de vendas no Google Analytics?

Numa época em se fala muito em funis de vendas, para os mais variados modelos de negócio, é relevante também falar em funis de vendas para e-commerce.

Um funil de vendas é composto por várias etapas por onde o potencial cliente passa, desde o primeiro contacto com a empresa até à compra. É um modelo estratégico onde é possível acompanhar a jornada de compra do consumidor, ou seja, as etapas pelas quais os potenciais clientes passam até se transformarem, de facto, em vendas.

Para entender mais sobre quais são as etapas do funil e como aproveitar cada uma delas, clique aqui.

A sua loja online já tem funis venda estruturados? Se sim, fantástico, se não, comece seriamente a pensar em estrutura-los. Neste artigo vamos te ajudar nesse planeamento.

No contexto das lojas online consideramos essenciais ter sob análise 3 tipos de funis de venda:

– Funil de vendas Geral;

– Funil de vendas por categoria;

– Funil de vendas por produto.

Principalmente em lojas com muitos produtos e muitas categorias é fundamental validar as melhores e mais rentáveis. E os funis de venda têm um papel fundamental na validação dessas mesmas categorias e/ou produtos.

Já para o funil de vendas geral, o objetivo é controlar a jornada de compra dentro do site e saber onde podem estar os nossos gargalos e adaptar as nossas estratégias de marketing a essas falhas.

Vamos a exemplos:

Queremos controlar e avaliar o nosso funil geral do site? Segue estes passos: a pessoa entrou no site -> visualizou o produto -> adicionou ao carrinho -> Iniciou o checkout -> Completou a compra
Funil de vendas para categoria? Vamos supor que tem uma loja que vende ténis para homem e mulher e quer saber qual das categorias é mais rentável: A pessoa entrou na categoria para homem ou mulher -> adicionou ao carrinho -> Iniciou o checkout -> Completou a compra
Vamos então à parte prática!

Como criar estes funis de venda na prática? Usando o Google Analytics.

Se não tem uma conta de Google Analytics pode cria-la aqui.

Criar um funil de vendas no Google Analytics é uma excelente estratégia para estudar como seus potenciais clientes e clientes se comportam durante o processo de compra. Assim, é possível determinar se algum estágio está a falhar e se está a perder vendas. Isso permitirá que tome ações e melhore cada etapa, certificando-se de que os seus clientes concluem o processo de compra

Desta forma, é também possível focar as suas ações de marketing digital nesses mesmo funis.

Criar um Objetivo
Esta é a primeira etapa a realizar. Um objetivo de conversão é uma ação específica executada pelo seu cliente. Numa loja online, uma venda é a conversão mais importante.

Vamos usar um exemplo de uma loja no Shopify para explicar o processo. O processo de compra no Shopify tem 5 etapas, cada uma com o seu próprio URL (É importante saber isto para criar o funil de vendas no Google Analytics).

Shopping cart /cart
Customer Information /checkout/contact_information
Shipping /checkout/shipping
Payment /checkout/payment
Completed Order /checkout/thank_you
Como criar um objetivo de conversão
Passo 1: Na sua conta do Google Analytics clique no menu à esquerda: Administração -> Objetivos

1.

Googleanalytics-funil-de-vendas-ecommerce

2.

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Passo 2: Depois clique em Novo Objetivo.

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Passo 3: Em seguida, na configuração de objetivos, ignore todas as opções e escolha a última: Personalizar

Googleanalytics-funil-de-vendas-ecommerce-loja-online-googleads

Passo 4: Escreva o nome do objetivo: “Funil Checkout”. Selecione o tipo destino e clique em “Continuar”.

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Passo 5: Vamos agora configurar os detalhes do objetivo.

O destino será a última página que o cliente deve acessar para garantir que obtém uma conversão (uma venda). Essa será a página de sucesso. No Shopify, é a página com o URL: /checkout/thank_you

NOTA: Na opção destino selecione “expressão regular”.

Depois de feito este passo anterior, ative a opção Funil.

Defina cada etapa do seu funil na ordem correta para acessar a página de sucesso da conversão. Pode nomeá-los da maneira que quiser, mas recomendamos o uso de nomes relacionados a cada etapa para facilitar a compreensão no relatório.

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Parabéns! Configurou o seu funil.

Neste exemplo criámos um funil geral do checkout do site. Caso queira criar um funil para uma categoria ou produto o processo é idêntico ao explicado mas com uma pequena alteração:

– No seu funil o primeiro passo terá de ser o link da página de categoria ou produto e terá que ativar a opção “obrigatório”;

– Depois os restantes passos serão todos iguais, ou seja, todo o seu processo de checkout.

Como consultar o relatório do funil de vendas no Google Analytics
Passo 1: No menu principal, no lado esquerdo do seu ecrã, vá a conversões, depois objetivos e selecione Visualização do funil.

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Ao aceder a “visualização de funil” será mostrado o comportamento do consumidor em cada etapa. Será algo parecido com a imagem seguinte:

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Se chegaste até aqui queremos agradecer os minutos que perdeste na leitura deste artigo. Se és dono de uma loja online e tens tido dificuldades em escalar, ou mesmo torná-la rentável, entra em contacto connosco e juntos veremos o que podemos fazer para te ajudar.