As suas principais dúvidas sobre Google Ads
-
Em primeiro lugar, é importante ter a noção que no Google não existe mínimo nem máximo de investimento. Mas para definir o orçamento adequado à sua campanha algumas variáveis têm de ser tidas em conta: localização, segmento do produto ou serviço, palavras-chave, concorrência e objetivos e metas do cliente. Um fator também determinante é a verba máxima que tem para investir. No Google Ads é possível começar com uma verba que o cliente tenha disponível no momento e depois ir aumentando consoante os resultados. O recomendável é ter uma análise de um especialista para sugerir uma verba adequada ao seu negócio.
-
O Google Ads é uma ferramenta bastante completa no que à quantidade de estratégias diz respeito, no sentido de atingir os objetivos e metas do cliente. Assim sendo, a maturação de uma campanha pode levar em torno de 3 a 4 meses, para obter resultados satisfatórios. Ainda assim, não quer dizer que durante esse período de maturação não se obtenham bons resultados.
-
Quando uma pesquisa é feita na barra de procura do Google os anunciantes que compraram determinada palavra-chave vão a leilão para disputar as posições disponíveis. Para determinar quem fica com as melhores posições vários fatores vão a consideração:
– CPC máximo: O custo por clique máximo definido para determinada palavra-chave é um dos fatores que o Google tem em consideração no seu leilão. Por isso, um bom investimento inicial ajudará a ter uma CPC capaz de alcançar as melhores posições.
– Click-Through Rate: O CTR é a métrica que avalia a relação entre as vezes que um anúncio aparece (impressão) com o número de clicks que recebeu. Um bom CTR ajudará a obter melhores posições e pagar menos.
– Índice de Qualidade: Esta métrica é uma medida de avaliação que o Google usa para avaliar a qualidade das palavras-chave. É levado a consideração o CTR previsto, a relevância e a qualidade da página de destino e é avaliado de 1 a 10, onde 1 é a pior classificação e 10 a melhor. Quanto melhor for o índice de qualidade menos o anunciante irá pagar por clique e melhores posições alcançará.
– Histórico da Conta: regularidade de crédito e uma boa otimização ajudam a criar um bom histórico. Por isso, reveja a sua conta, se for necessário crie uma nova e construa desde o início um bom registo.
– Website: um bom site é bastante importante, pois, ele é também um fator que influência o índice de qualidade. O seu site deverá ser relevante, original, transparente e de rápida navegação. A sua otimização deve ser constante, conter todas as informações relacionadas com a campanha, pois, dessa forma, irá melhorar a experiência do utilizador e, assim, o seu posicionamento.
É aconselhável estar sempre a melhorar e otimizar o seu site e campanhas, pois, estes serão responsáveis por lhe trazer o retorno que procura.
-
O índice de qualidade é uma medida de avaliação usada pelo Google para avaliar as suas palavras-chave. A nota dada pode ir de 1 a 10, onde 1 é a pior classificação e 10 a melhor, e tem em conta três fatores:
1. Taxa de cliques (CTR) prevista;
2. Relevância do anúncio: Relação clara entre palavra-chave, anúncio e página de destino;
3. Página de destino: relevante, original, transparente e de rápida navegação.Anúncios que apresentem índices de qualidade mais elevados irão ter melhores desempenhos e, por consequência, alcançarão melhores posições a um custo mais baixo.