Em primeiro lugar, é fundamental fazer uma contextualização da realidade desta loja e o porquê de sermos contratados com o objetivo de aumentar as suas vendas.
Em Março de 2020, como todos sabemos, a pandemia abalou as nossas vidas e mudou de forma permanente a forma como as marcas passaram a operar. Especialmente em Portugal as empresas começaram a dar outra importância ao mundo digital. Dado este contexto esta empresa não foi exceção.
Esta empresa somente tinha lojas físicas. Apesar de trabalhar bem as redes sociais da sua loja, ainda não tinha um site para vender os seus produtos. Então, e como muitas outras lojas, quando o confinamento total se abateu no nosso país esta loja não teve outra solução se não construir um site e apostar as suas fichas no mercado digital.
Em Março de 2020 o site foi contruído e em Novembro de 2020 fomos contratos. A pergunta que agora tem de ser feita é: O que foi feito durante este período de tempo? De forma clara o pior foi o que não foi feito.
Vamos por partes!
Quando pegámos este projeto (como fazemos em qualquer outro projeto) fizemos uma auditoria a toda a presença digital da marca: redes sociais, site, anúncios feitos, plataformas que estão integradas ou não, etc.
O que foi identificado de negativo?
- Falta de tráfego qualificado
- Não havia uma estrutura que conseguisse medir resultados
- Investimento em anúncios sem medição do seu retorno
O que foi identificado de positivo?
- Produto validado no mercado
- Branding bem trabalhado
- Comunidade no Facebook e Instagram com um trabalho muito interessante
Adicionalmente, até então o próprio cliente é que fazia os seus anúncios online, através do Google Ads, usando as campanhas inteligentes. O que isto quer dizer? Que o cliente tinha pouco controlo sobre os seus resultados (que eram praticamente nulos) e não sabia o que estava a fazer. Desta forma, a faturação era baixa e o investimento elevado.
Foi devido a todo este contexto que este nosso cliente teve a necessidade de contratar alguém especializado em publicidade online para rentabilizar o seu negócio.
COMO LEVÁMOS ESTA LOJA ONLINE A FACTURAR 200.000€?

Numa fase inicial, como já referimos, fizemos uma análise, juntamente com o cliente, e decidimos começar a anunciar através do Google Ads, começando pela rede de pesquisa e rede display. Porquê o Google Ads? Vários motivos que passamos a enumerar:
- O cliente tinha pouca verba no momento para investir;
- O Google Ads tende a captar um público mais qualificado;
- O cliente já tinha investido antes nessa plataforma;
- O seu sector de atividade tem muita busca mensal (e-commerce de calçado).

A imagem que mostramos acima mostra os resultados que gerámos para o cliente usando o Google Ads.
Depois de um primeiro mês de testes, encontrámos a melhor maneira para este cliente ter resultados. Quase todos os clientes procuram resultados positivos o mais rápido possível. Assim optámos por uma estratégia de fundo funil, ou seja, procurámos atingir pessoas que têm uma intenção clara de compra.
Decorridos 8 meses os resultados não podiam ser mais expressivos e o nosso trabalho, via Google Ads, já representa 50% da sua fracturação total. Dos 207.264,03€ faturados no total, mais de 100.000€ vieram através do nosso trabalho. Somente no Google Ads o retorno sobre o investimento do cliente é de 50x, ou seja, por cada 1€ que investimos voltam 50€.
De forma resumida estas foram as ações principais e metemos em prática:
- Implementamos uma plataforma de medição de resultados;
- Definimos público-alvo e buyer persona;
- Estruturamos campanhas segmentadas para atrair público qualificado e pronto a comprar;
- Estabelecemos metas macro;
- Identificámos e quantificámos as métricas principais do negócio;
- Acompanhámos e otimizámos todo o processo de forma constante.
Depois de teremos validado as nossas estratégias, neste momento, estamos prontos para escalar este e-commerce e estabelecer metas mais ambiciosas. Numa fase inicial, foi importante validarmos estratégias e processos, bem como garantir que temos profundidade stock suficiente.
Se chegaste até aqui queremos agradecer os minutos que perdeste na leitura do nosso case study. Se és dono de uma loja online e tens tido dificuldades em escalar, ou mesmo torná-la rentável, entra em contacto connosco e juntos veremos o que podemos fazer para te ajudar.